quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Projeto "Educação de Trânsito na Escola" cresce cada vez mais em todo o Seridó


Militares do Comando de Polícia Rodoviária Estadual, (CPRE) lotados no 3º Distrito de Polícia Rodoviária, (3º DPRE) sediado na cidade de Caicó-RN, vem executando com maestria um projeto inovador no Rio Grande do Norte. Trata-se do "Educação de Trânsito na Escola". Uma iniciativa que leva conhecimento da legislação de trânsito e à prática de boas maneiras para as crianças de hoje mas, futuros cidadãos e cidadãs brasileiras no amanhã. 

O projeto vem sendo levado à efeito desde o ano de 2011 e já assistiu mais de 5.000 crianças em toda a microrregião do Seridó. Ao longo deste tempo tem sido, junto com demais projetos educacionais de resistência às drogas e a violência, como o PROERD, o Guarda Mirim Ambiental entre outros, referências no que trata a função pedagógica desempenhada pela Polícia Militar, pois essa instituição estadual já com 181 anos de serviços prestados à sociedade, faz mais do que segurança pública, faz prevenção através dos processos educacionais desenvolvidos através dos seus competentes e devotados militares. 

O Educação de Trânsito na Escola adota uma cartilha com cinco lições teóricas que são repassadas gradativamente para os estudantes. É fundador e coordenador o Major PM Francisco Borges da Silva Neto, que também comanda o 3º DPRE. Ele enfatiza que "além das lições teóricas também são oferecidas aulas práticas nos centros das cidades com a observação do trânsito nas vias. Há também simulações do fluxo de veículos e pessoas em faixas de pedestres", aprendizagens práticas conscientizam as crianças sobre uso racional das estradas, ruas, avenidas e demais logradouros públicos. 

O projeto Educação de Trânsito na Escola já atendeu a onze municípios em toda a Região do Seridó potiguar e a cada dia tem mais aceitação das crianças, pais, educadores e gestores das Instituições de ensino agraciadas. . A prática educativa do transito é cuidadosamente inserida na escola e é lecionada entre as disciplinas da matriz curricular do Ministério da Educação sem no entanto interferir no processo educacional regular da instituição escolar. A demanda pelo projeto tem sido tamanha que não é possível atender a todos os pedidos de inserção dele no mesmo ano em todas as unidades escolares que solicitam 


Os instrutores orientam os pais e responsáveis pelas crianças que não as repreendam quando forem interpeladas pelas mesmas ao serem possivelmente advertidos de usarem o cinto de segurança, de nunca dirigirem após a ingestão de bebidas alcoólicas, de respeitar a faixa de pedestres. Na verdade, elas, as crianças estão apenas pondo em prática tudo o que apreenderam durante as aulas do projeto que é de grande valia no processo de ensino-aprendizagem. 

O fato é que as crianças são verdadeiros "agentes multiplicadores" das lições educativas de trânsito, frisa o Major Silva Neto, fato que as leva naturalmente a tentarem repassar o conhecimento apreendido durante o curso. Essa aprendizagem será utilizada durante toda a vida delas e é importante que os pais aceitem com naturalidade a mudança de comportamento das crianças em relação às questões de trânsito. 

O Coordenador do projeto Educação de Trânsito nas Escolas demonstra todo o interesse juntamente ao Comandante do Comando de Polícia Rodoviária Estadual, o Coronel Ulisses Nascimento de Paiva, que o projeto seja ampliado para todo o Estado do Rio Grande do Norte, fazendo com que cada vez mais crianças tomem conhecimento dessas verdadeiras lições de cidadania, preparando-as para não somente para o hoje, mas para o futuro. 

Este tipo de iniciativa tem total aquiescência e amparo do atual Comando Geral que é exercido pelo Coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas, oficial educador, escritor e que apoia todas as iniciativas e práticas pedagógicas dentro da corporação. Dessa forma, o comandante tem ampla visão do papel educativo da Polícia Militar, que além do escopo constitucional de policiamento ostensivo e da preservação da ordem pública, exerce o protagonismo na ação social da prevenção e também na formação dos futuros cidadãos potiguares. 

Por tudo isso entende que projetos dessa magnitude são essenciais no processo da manutenção da ordem pública através dos processos educativos na formação de cidadãos e cidadãs desde a tenra idade. Com Iniciativas deste tipo procura-se evitar problemas futuros e faz da nossa nação um lugar digno e justo e igualitário com prioridade na educação infantil.

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