segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Governadora apresenta novo Carro Contra Incêndio para Mossoró


Durante visita a Mossoró, na manhã desta segunda-feira (22), a Governadora Rosalba Ciarlini apresentou um Carro Contra Incêndio de Aeródromo (CCI) destinado ao Aeroporto Dix-sept Rosado. A Chefe do Executivo estava acompanhada da Secretária Estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto, e do Comandante do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros, o Capitão Eduardo Santos.

O veículo é voltado para uso em caso de incidentes e acidentes aeronáuticos, podendo ser utilizado em ocorrências urbanas em casos de necessidade. A apresentação foi realizada na sede do grupamento do Corpo de Bombeiros que serão os responsáveis por operar o equipamento.

"Esse veículo é um equipamento moderno que vai garantir mais segurança ao povo de Mossoró, melhorando a resposta do Corpo de Bombeiros, além de permitir o funcionamento normal do aeroporto local, que chegou a ser interditado por falta de um veículo como este", declarou a Governadora.

O Carro Contra Incêndio, no valor de R$ 1.582.000,00, é de alta tecnologia. O veículo foi adquirido pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República pelo "Programa de Investimento e Logística: Aeroporto" que inclui um conjunto de medidas para melhorar a qualidade dos serviços e da infraestrutura aeroportuária, ampliar a oferta de transporte aéreo.

"A prioridade do veículo é para atuação num raio de 8 km do aeroporto devido as especificações, mas nada nos impede de atuar em outras ocorrências. Ele dispõe de vários diferenciais para o combate a incêndio como a possibilidade de atuarmos em movimento e canhões monitores para lançamento de agentes extintores, como espuma e pó químico", explicou o Comandante do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

A apresentação do veículo foi acompanhada de parte do efetivo lotado em Mossoró, do Secretário Estadual de Comunicação, Paulo Araújo, do Diretor do Procon Estadual, Ney Lopes Júnior, do Secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, e do ex-Secretário Estadual de Turismo, Renato Fernandes.


Especificações do Veículo

Trata-se de um tipo de veículo específico para cumprir as missões de prevenção, salvamento e combate a incêndio em emergências aeronáuticas e outras emergências contempladas nos Planos Contra Incêndio de Aeródromo e Planos de Emergência. Entre as características desse tipo de veículo, destacam-se: A capacidade de desenvolver rápida aceleração e altas velocidades; A grande mobilidade em pistas normais ou em condições adversas de terreno e tempo; A tração em todas as rodas e pneus adequados às condições adversas, de modo a proporcionar o melhor nível de atuação em terrenos acidentados ou em regiões onde há lama; Os canhões monitores para descarga de agentes extintores, como espuma e pó químico.

O CCI-AP2-Fênix possui motor Scania de 13 litros com potência de 440 cavalos, tração 4x4 (para atuar em qualquer tipo de terreno), gerenciamento eletrônico total, ar condicionado, sistema de freios ABS/EBS, capacidade para transportar no mínimo 6.100 litros de água para produção de espuma, reservatórios de LGE (líquido gerador de espuma) de 780 litros e de PQS (pó químico seco) de 200 quilos, bomba de 5.500 lpm (litros por minuto), canhão monitor superior com alcance mínimo de 70 metros e canhão inferior de alcance mínimo de 46 metros. Vale a pena ressaltar que estes veículos só atuam em caso de emergências e para serem eficientes atingem uma velocidade de 0 a 80 km/h em menos de 35 segundos, atendendo a normas internacionais. A velocidade final chega a 113 km/h.

Outro diferencial está na caixa de transmissão automática Allison série HD 4500, que permite o deslocamento do veículo e o uso da moto bomba simultaneamente, ou seja, é possível jogar água e andar ao mesmo tempo, o que reverte ao bombeiro um ganho de velocidade e eficiência.

Fotos: Ivanizio Ramosaa

Nenhum comentário:

Postar um comentário