O 3º DPRE intensificará a fiscalização durante o carnaval com ênfase no combate ao crime de embriaguez o volante. Serão realizadas blitz itinerantes nas principais vias da cidade e nas proximidades dos grandes eventos, sendo priorizado durante as abordagens o uso do “bafômetro”. Neste ano o policiamento extra, que normalmente era empregado controlando os desvios de trafego, será remanejado para serem utilizados nestas operações. A meta do 3º DPRE é realizar um número elevado de testes diariamente durante o todos os dias do carnaval.
O condutor que for flagrado apresentado sintomas de que ingeriu bebida alcoólica será autuado por infração de trânsito prevista no art. 165 do CTB, além de ser conduzido a delegacia de polícia civil por crime de trânsito. Saliente-se que o condutor que se recusar a realizar o teste do “bafômetro” poderá ser autuado por infração de trânsito com fundamento no art. 277 §3º c/c o art. 165 do CTB. Ambas as autuações, tanto a de embriaguez como a de recusa, são gravíssimas e tem como multa o valor de 1.915 reais, sendo previsto ainda o recolhimento da carteira nacional de habilitação.
Vale destacar ainda que o crime de embriaguez poderá ser constatado através dos sinais apresentados pelo condutor, como hálito com odor de álcool, olhos vermelhos ou dificuldade no equilíbrio, por exemplo.
O 3º DPRE orienta as pessoas a evitarem dirigir veículos nas condições acima expostas, diante do risco de vida que essa conduta por acarretar, recomendando alternativas como a de se deslocar aos locais dos eventos utilizando-se de taxi, mototaxi ou linhas regulares de coletivos.
Tenente Quirino - Chefe do Setor de Operações do 3º DPRE
Nenhum comentário:
Postar um comentário